Segundo o dicionário, auto piedade é o ato de sentir pena de si mesmo.
A auto piedade é um estado de espírito. Normalmente, a pessoa que vive nesse sentimento é insegura, se coloca em posição inferior e passa a sentir pena de si própria de forma constante. Esse comportamento acaba afastando as pessoas e, como consequência, a insegurança pode torná-la vulnerável a indivíduos com más intenções.
Uma pessoa auto piedosa raramente se sente verdadeiramente feliz com suas próprias conquistas. Ela costuma acreditar que tudo o que possui é inferior ou, em alguns casos, tenta exibir excessivamente o que tem para obter validação dos outros. Em ambos os cenários, estamos falando de alguém com baixa autoestima.
Como reconhecer uma pessoa auto piedosa?
Pessoas autopiedosas apresentam comportamentos semelhantes. Elas frequentemente se colocam para baixo, esperando receber elogios ou despertar pena nos outros. Criam, assim, uma rede de compaixão em torno de si, necessitando ser vistas constantemente como “coitadinhas”.
Com o passar do tempo, esse comportamento tende a afastar as pessoas. O vitimismo excessivo pode tornar a convivência cansativa, já que o auto piedoso costuma reclamar constantemente da situação difícil em que acredita estar vivendo.
Como evitar a autopiedade?
Reclamar pode se tornar um hábito vicioso. Pessoas que reclamam o tempo todo dificilmente evoluem. Por isso, evite esse comportamento. Quando perceber que vai começar a reclamar, mude a perspectiva: fale sobre algo que você conquistou ou em que teve sucesso. Esse é um primeiro e importante passo para abandonar esse hábito.
Evite também a convivência com pessoas que incentivam você a se colocar no papel de vítima. Acredite, elas existem. Geralmente, essas pessoas se alimentam da fragilidade alheia para se sentirem superiores. Não alimente o ego de ninguém às custas da sua dor.
Sentir pena de si mesmo não cura a dor, apenas a prolonga
Veja mais em autoestima
Por fim, force-se a fazer algo diferente do que está acostumado: caminhar, ler um livro, preparar um prato novo. Pode parecer algo simples ou até irrelevante para outros, mas para você será um grande avanço. Esforce-se. Pequenas atitudes geram grandes transformações.
Seja gentil com você, mas nunca seja conivente com a autosabotagem.
Me conte nos comentários.
Um grande abraço ♡

Adorei sua mensagem de reflexão. Há um tempo atrás que eu era assim, sentia muita pena de mim mesma, me achava incapaz de conseguir algo sozinha, eu sempre precisava de alguém para alcançar alguma coisa. Quando finalmente me afastei dessas pessoas que me faziam sentir assim eu aprendi a comemorar minhas pequenas conquistas, a acreditar que sou capaz e aos poucos fui vencendo, digamos assim.
ResponderExcluirEspero de coração que sua postagem ajude muitas pessoas que se identificaram com a auto piedade.
Beijos.
Diário da Lady
Realmente, auto piedade pode se tornar vicioso, é sempre muito importante nós afastarmos de pessoas que nos levam a sentir pena de nós mesmo.
ExcluirAcho que muitos passam por isso, em algum aspecto da vida ou em alguma coisa. Eu quando fico insegura faço isso sem perceber, sabe? Me achando um fracasso para tudo, que sinto que tô fazendo muita coisa errada. E aí eu paro depois para refletir, quando a maré ruim passa e me questiono porque senti tudo isso. Mas acontece...
ResponderExcluirEu ando praticando mais, sabe? Parece que reclamar de tudo piora 200x mais.
Beijos,
Mundo Perdido da Carol
Canal no Youtube - Mundo Perdido da Carol
Instagram: @carolinsweet
Me Acompanhe também no Pinterest
Realmente Carol, as vezes a gente se coloca nessa posição e só sofremos, é importante termos um alvo, para que possamos entender tudo que vem a nós acometer. Grande abraço flor!
ExcluirOie,
ResponderExcluirAchei seu texto super informativo e interessante, pois há alguns dias atrás estava mesmo conversando com a minha psicóloga sobre esse sentimento e o quanto ele pode ser autodestrutivo.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Isso mesmo Leslie, ele é auto destrutivo e só nos coloca pra baixo, torna-se cansativo sobreviver a tanta coisa, e, acabamos por só ter mais pensamentos negativos, mas, é importante buscar ajuda, sempre. Grande abraço
ExcluirOieee!
ResponderExcluirAcho que não me vejo como auto-piedosa... Reconheço isso em algumas pessoas da minha família, mas eu mesma não acho que seja... Tenho um problema com perfeccionismo, mas não tenho o costume de me vitimizar.
beeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Sei como é, normalmente algumas pessoas da família tem esses traços, e, acho que parei de ser perfeccionista depois do meu filho haha. Grande abraço
Excluirhello dear!
ResponderExcluirgreat, very valuable and helpful post. it is not worth feeling sorry for yourself. however, not everyone can not do it. I hope everyone can handle it!
Greetings from Poland!
Gostei do post, importante para mudar a perspetiva!
ResponderExcluirBom fim de semana :)
Realmente, grande abraço
ExcluirA complaining person often makes a victim of themselves to manipulate their surroundings because they lack the confidence to take over their life.
ResponderExcluirRealmente, quando tornamos vítimas temos a facilidade de visibilidade. Grande abraço.
ExcluirQue mensagem mais maravilhosa!
ResponderExcluirEu, muitas vezes tenho esses sintomas!
Preciso ficar mais alerta e cuidar mais de mim!
Obrigada!
Beijinhos
Taty
https://www.conclusoesliterarias.com.br/
Eu também passo por alguns aspecto de vez em quando haha, mas depois volto ao normal. Grande abraço
ExcluirIsso só faz mal para a pessoa que sofre e para quem está ao redor dela.
ResponderExcluirBoa semana!
O blog está em Hiatus de Inverno entre 02 de agosto e 02 de setembro, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período.
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Realmente isso aconte é, por isso é bom estar atento aos detalhes.
ExcluirFabulous post
ResponderExcluirObrigada querida, grande abraço.
ExcluirAmei o texto! Eu integro o time das reclamonas... na terapia, tento mudar isso faz tempo :'(
ResponderExcluirBeijinhos
tipsnconfessions.blogspot.com
De facto, é um sentimento, que se levado ao extremo, é profundamente corrosivo para a própria pessoa! Há que mudar o foco, para algo positivo! Adorei a temática do post!
ResponderExcluirBeijinhos
Ana