Como reconstruir sua auto estima?

by - maio 25, 2021

Como melhorar minha auto estima?

 Sempre ouvimos a respeito da auto estima, hoje é muito mais comum do que imaginamos, saber como conservar, ou melhorar é muito importante comum pessoas se auto valorizando, se auto analisando para ter uma boa relação com seu interior de forma geral. 

Como melhorar sua auto estima?

Para alguns auto estima é simplesmente uma grande bobagem que a maioria inventou apenas para chamar a atenção daquele ao redor, o que não é verdade. 

A baixa auto estima é um sentimento estranho de insatisfação e falta de reconhecimento por si e de si, o conceito de ser inferior atinge a muitas pessoas, essa falta de conhecimento do ser que é pode ser o gatilho exato para a depressão. 

A falta de conhecimento sobre o assunto leva a muitos a acreditarem que não é nada e que simplismente vai passar, o que não é verdade, com a falta de informação esse problema vai se tornando ainda maior, como se fosse uma bola de neve, no decorrer do caminho ela vai se tornando cada vez maior.


Os princípios básicos  da auto estima!


Para que se tenha auto estima  existe alguns princípios básicos, conhecê -los e coloca-los em pratica é essencial. 


Auto conhecimento: Esse  princípio  é sobre o reconhecimento de se como alguém que tem necessidades, que sabe dos seus limites, dos seus gostos.

Amor próprio: O amor próprio é um passo de grande importância na auto estima, esse reconhecimento dos seus sentimentos e validação deles, são essenciais para que você consiga reconstruir  sua auto estima.

Para que você possa reconstruir construir ou manter uma boa auto estima, é muito importante saber dos seus limites e possibilidades, todos nós temos pontos fracos e forte, e,  tendo o auto conhecimento fica fácil de trabalhar os nossos porquês. 

Validando seus sentimentos para reconstruir sua auto estima!


O que é validar seus sentimentos?

 É  a permissão de reconhecer os seus sentimentos, sem tentar mascara-los  de forma a não permitir sentir-se. 

Quando não validamos nossos sentimentos, sejam eles de perda, satisfação, dor, angustia ou tristeza, estamos nos anulando. 

Se você já assistiu divetidamente, um filme infantil que fala sobre uma garota chamada Rylei, uma bebê que ao crescer vai descobrindo os seus sentimentos, se você viu, com certeza vai lembrar que os sentimentos da garota foram transformados em seres animados para que conseguíssemos entender melhor, no decorrer do filme, a alegria, tristeza, raiva, medo e nojo, são sentimentos que faz parte dela, e, nenhum deles é invalidado, até que a garota cresce e se muda, quando isso acontece ela vai tendo sensações diferentes, e, ao vê os seus pais fazendo coisas diferentes, e, ela tendo que se adaptar a nova escola, nova casa, novo sabor de pizza, toda essa mudança mexe com ela a ponto dela chorar na sala de aula, é nessa hora que a emoção ALEGRIA, acha que a tristeza não deve comandar o "painel de controle" ou seja, ela crê que a tristeza não deve fazer parte do sentimento da Rylei,  com isso ela invalida esse a tristeza, dando entender que esse sentimento não é importante, quando assistimos o filme, ficamos feliz vendo isso acontecer, essa falta de validação  torna a garota mais nervosa, mais medrosa, e com o tempo ela chega a perder emoções, significando o fim de todos os seres habitados na mente da dela.
Quando a ALEGRIA começa a perceber, as situações em Rylei ficava alegre, normalmente a tristeza tinha tido o seu espaço. 
 
Assim acontece com a gente, para que possamos compreender quem somos, é necessários reconhecer os sentimentos que habitam em nós, de toda forma, válida-los é a melhor solução.

 Quando damos espaço para que os sentimentos cresçam e se mostre como realmente são, aprendemos a lidar com eles de forma mais branda, isso porque, todo sentimento é válido.

Para que você consiga reconstruir sua auto estima, é importante validar cada um, é importante apresentar suas sinceras opiniões, é importante  não se deixar levar pelo que outros vão pensar, lembrando que, a responsabilidade dos seus atos são suas, por isso, você deve ter em mente que tudo tem uma consequência. 





Você vai gostar!

17 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. Bardzo mądry wpis. Warto korzystać z przedstawionych w nim rad.

    ResponderExcluir
  2. Very interesting article. I also feel less confident, probably because of the experience in bully when school used to be. Luckily my mother was very sensitive and I was able to get up even though I couldn't be as confident as before

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita querida, e, é verdade, as vezes é importante nos livrarmos de sentimentos de angustia por certas feitas. Beijo flor!♡

      Excluir
  3. Oi Erica,
    Concordo plenamente com a necessidade de autoconhecimento, saber nossos limites e permitir-se sentir sentimentos antes escondidos, tudo isso nos faz se amar como somos, o que apoia a autoestima. Porém, não podemos esquecer que a autoestima é um desenvolvimento e esforço diário, depois começa a ser algo comum a quem a cultiva.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Leslie, o passo a passo é importante, nada depressa funciona, beijos flor!♡

      Excluir
  4. Ótima reflexão.
    E realmente devemos trabalhar a nossa auto estima todos os dias nos mínimos detalhes e sentimentos de nossas vidas.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, é muito importante trabalhar a auto estima aos poucos. Beijos flor!♡

      Excluir
  5. Adorei a sua reflexão Erica. É um exercício diário em busca de nos melhorar como pessoas.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza não podemos deixar o trabalho com nossa auto estima de lado, eu mesmo preciso trabalhar de vez em quando a minha, mas é assim ue crescemos. Beijos flor!♡

      Excluir
  6. Sua postagem é utilidade pública amiga!
    A autoestima é um dilema que muitas de nós enfrentamos na vida. Eu tive isso e já cheguei ao ponto de me odiar pelo que eu me via no espelho e também absorvia muita negatividade vinda de pessoas que não gostavam tanto de mim.
    O autoconhecimento e amor próprio foi um dos primeiros passos que dei, não foi fácil, mas quando compreendi que para eu me amar dependia de mim e da minha força de vontade, as coisas ficaram mais fáceis.
    Livros de autoajuda foram maravilhosos e me afastar de pessoas ruins ajudou muito!
    Hoje eu não me culpo tanto por estar acima do peso, por não ser "padrão" e vestir roupa GG ou 46. Aprendi a valorizar minhas qualidades e não aceitar migalhas de ninguém.
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, é super importante aprender a nos reconhecer e nos amar como somos, de nada adianta fazermos tanto pra que outros vejam, se nos não estamos felizes, não é mesmo? Beijos flor!Se cuida♡

      Excluir
  7. Reconstruir a autoestima é um processo longo, mas que vale muito a pena trilhar.
    Eu tive problema com isso durante anos e levou muito tempo para que eu começasse a mudar o meu olhar em relação a mim, mas aos poucos fui fortalecendo essa mudança e hoje acredito que, mesmo que eu nunca esteja realmente livre dos pensamentos negativos acerca de quem sou, entendendo que essa caminhada me traz conforto ao coração.
    Que post importante, gostei muito. E que saudade de assistir "Divertidamente"! É um filme incrível.

    Abraços,
    Any.
    Poetiza-te

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso, para ter boa auto estima, é preciso ir construindo aos poucos, isso é muito importante, é preciso um passo de cada vez. Beijos flor!♡

      Excluir
  8. saya setuju sekali dengan pendapat ini.
    Harga diri memang perlu, karena kalau kita punya value, kita akan dihargai dengan baik juga oleh orang lain

    ResponderExcluir
  9. Um post especialmente útil, para mais nestes atribulados tempos, que tanto mexeram com as nossas emoções...
    Parabéns, pela excelente abordagem do tema! Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir

♡Seja coerente ao comentar
♡ Se quiser compartilhar fique a vontade!
♡Deixe o link do seu blog para eu retribuir a visita!
♡ Lembre-se, o post é feito com todo carinho, comente apenas se realmente leu.
♡ Comentários vagos e sem sentido não serão respondidos nem publicados!
♡ O blog pode postar alguns post pagos, esteja ciente.
♡ Para falar comigo no menu tem eranovamulher@gmail.com
♡ Bem vindo ao blog, agradeço a visita.