O conceito do auto cuidado!

by - 14 junho




O que é o auto cuidado?




Por muito tempo pessoas  vem falando sobre o auto cuidado, as formas e conceitos que se abrange esse, digamos, "movimento" o auto cuidado é praticado por quase todo mundo, é o reconhecimento do próprio estilo de vida, ou até um conhecimento sobre suas necessidades mais básicas.

Para começar a praticar o auto cuidado, existe uma sequência de fatores que determinarão a sua persistência ou não nessa prática saudável de auto conhecimento.



Porque precisamos praticar o auto cuidado?


Para que você consiga entender o conceito básico do auto cuidado, é apenas você olhar para coisas que você prática no dia a dia, desde a escovar os dentes, pentear os cabelos e tomar banho, esse é o básico do auto cuidado, existe aí uma  extensa lista de auto cuidado que devemos praticar.

Você pode dividir o auto cuidado em passos. 

Sendo o auto cuidado social.

O auto cuidado físico 

E o auto cuidado mental. 

Essas três formas de auto cuidado é o início para um auto reconhecimento de um todo, por exemplo, ao prática o auto cuidado social, você conhece e sai com pessoas que possam ou não ter ideias e posturas relacionadas a você,  a questão é,  como isso me afeta, é simples; quando conhecemos quem somos, sabemos do nosso limite, isso vai permitindo a você a se conectar com pessoas que tenham ideia diferentes mas que, ainda assim respeitem sua opinião,  ao conviver com outras pessoas, podemos aprender costumes e gostos de cada um. 

 

 Quais são os benefícios do auto cuidado?


A prática do auto cuidado pode trazer inúmeros benefícios, um deles é,  aumentar sua auto estima, isso porque ao cuidar de si, a sensação de bem está vai aumentando,com isso  você vai gostando do que está vendo e essa prática vai fazendo parte da sua rotina. 

Os benefícios do auto cuidado pode variar muito de pessoa para pessoa, além do auto conhecimento, não devemos achar que o auto cuidado é só cuidar da pele e do cabelo, lógico que isso faz parte, mas devemos pensar em como mudar o nosso estilo  de vida pra melhor, através do auto cuidado, isso porque  a prática do auto cuidado inclui, cuidar da mente e do corpo, esses cuidados elevam nossa auto estima e proporcionam bem está.  

  Benefícios da prática do auto cuidado!

Quando tornamos o auto cuidado uma prática regular e prioritária, podemos logo vê os resultados, eles consistem em:

Amor próprio, auto conhecimento, auto aceitação,  auto estima, força de vontade, autocompaixao.

Tudo isso pode fazer parte das nossas vidas sem que percamos a bondade por outros, ser auto cuidadoso não irá prejudicar ninguém, isso irá ajudar a você se reconhecer e se conhecer.



Por hoje é isso, espero que vocês gostem.  Beijos e ate próximo post.  Peço desculpa pela demora de nova postagem, semana bem corrida. 

Beijos leitores.

Você vai gostar!

22 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. Gostei bastante do texto! Eu tenho problemas muito grandes com o autocuidado, tenho muita dificuldade em reconhecer minhas necessidades, aquilo que faz bem ou mal pra mim, e olha que faz 10 anos que faço terapia! HAHAHAH

    Gostei que você trouxe a questão do autocuidado social, é algo que pouca gente fala. Às vezes, autocuidado não é só comer bem e fazer exercícios, mas também impor limites e se livrar de pessoas tóxicas.

    Beijinhos!
    wuye (sim, mudei de novo, juro que estou tentando parar kkkk)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Masha meu bem, eu sei como as vezes é difícil nos livrarmos de pessoas ruins e tóxicas, essa seria uma ótima forma de auto cuidado,comk se fosse um suco detox, eliminar tudo de ruim, uma forma de auto cuidado muito importante haha. Mulher vou te visitar nesse aí, tô fazendo coleção de Masha na minha lista de leitura haha. Grande beijos querida, se cuida.

      Excluir
  2. Siempre hay que cuidarse y querer uno mismo. Genial entrada te mando un beso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado J.P fico feliz que você tenha gostado, obrigado por está aqui, grande abraço.

      Excluir
  3. Maravilhoso seu post! Muita gente confunde auto cuidado com cuidado com a pele (principalmente com a pele né) e cabelos, mas não é só isso. É um termo muito mais amplo, que envolve várias áreas da nossa vida. Achei maravilhoso seu post por trazer todas essas áreas que a gente precisa cuidar, parabéns!

    Serenar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina, quanto tempo, fico feliz em vê você por aqui, realmente, as pessoas acham que auto cuidado é só pele e cabelo, e esquecem completamente do resto, mas é sempre bom lembrar de outros aspecto do auto cuidado não é mesmo, abraços querida. Fiquei feliz em te vê por aqui. Beijos

      Excluir
  4. Uau, que post incrível! Acho que tudo começa quando começamos a cuidar de nós mesmos, não só do externo, mas principalmente do interno. É preciso cuidar do corpo e da mente! <3

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Kaila, isso é muito importante, o auto cuidado é muito importante deveríamos levar ele mais a sério, assim poderíamos nos sentir bem. Beijos

      Excluir
  5. Olá Erica,
    Super concordo com você, o autocuidado é essencial para todas nós. Desde que comecei a ter minha rotina de skincare, me sinto mais confiante e bonita.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom saber disso Lulu, o auto cuidado é muito mais importante do que imaginamos, todos os aspectos do auto cuidado deve ser levado em consideração, fico feliz que esteja bem. Beijos mulher!

      Excluir
  6. Oi Erica,
    Concordo contigo, o autocuidado é importante, e como você diz no texto, existem vários aspectos do autocuidado que devemos levar em consideração, e confesso que além do físico, não deixo de cuidar também da minha essência espiritual, que é o que me traz paz, alegria e esperança.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Leslie é importante levar em consideração o auto cuidado espiritual, pois ele também é importante. Beijos se cuida.

      Excluir
    2. Oi Erica,
      Passando pra responder seu comentário lá no blog.
      Você perguntou se a Carolina (aquele bolinho recheado) era doce ou salgado. Ele é doce, é um bolinha de massa leve com cobertura de chocolate e recheio de doce de leite, chocolate ou mousse de limão. Um delícia.
      Beijo e bom fim de semana :*

      Excluir
  7. Eu também estou naqueles dias corridos amiga, super te entendo. hehe
    Eu sempre pratico o autocuidado, como uma forma de me manter o mais saudável possível. Como tenho depressão e ansiedade, evito ao máximo coisas que me deixam com baixo astral. Estou praticando todos os dias os cuidados comigo mesma, como cuidar do meu rosto, da minha mente, do meu corpo com exercícios e alimentação mais equilibrada. E espero que se torne hábito, porque quando faço essas coisas, eu me sinto melhor, com mais energias positivas e mais otimista!
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  8. Post super importante ainda mais pelo que estamos passando.
    É bom manter se cuidar, tanto da mente como do corpo.
    Nessas horas eu sempre falo para tentar manter a mente ocupada, seja com coisas que gosta ou conhecendo novas.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  9. Thank you for sharing.

    www.exclusivebeautydiary.com

    ResponderExcluir
  10. Olá...
    Amei o seu texto e, é claro, super concordo com você. O auto cuidado é muito importante, a gente precisa se valorizar mais e trabalhar em nós mesmo. Amei <3

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. With everything going on in the world, self care and looking after our wellbeing really becomes even more important.

    ResponderExcluir
  12. Amei o post. O auto cuidado é tão importante, e saber como se cuidar e o que aceitar na vida é fundamental.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Tudo o que contribua para a nossa paz interior e auto-estima, numa fase tão desgastante e corrosiva, como a que atravessamos, só nos pode fazer bem!...
    Excelente postagem! Adorei o tema! Beijinhos! Feliz semana!
    Ana

    ResponderExcluir

Deixe se blog♡
Respeite o proximo♡
Seu comentário é importante♡
Agradeço a visita♡