Oi e ai como vocês estão?Tudo bom? Espero que sim, apesar do meu sumiço ainda estou por aqui, por vezes tenho andado bastante ocupada  mais vamos que vamos não é.

No post de hoje vamos falar sobre auto estima e os seus pilares, dessa vez, dividirei em quatro posts e aprofundaremos mais em cada um deles, tentando entender de forma genuina e aplicando também cada aprendizado obtido.

Para quem sempre vem aqui no blog, sabe bem que o assunto sobre auto estima rende; pensando nisso, resolvir trazer para vocês um post sobre os pilares que estão envolvidos a auto estima. Primeiro vamos descobrir o nome deles e aprender um pouco sobre cada um de forma unica. Os quatro pilares da  auto estima são; autoconceito, autoimagem, autoreforço e autoeficácia. 

Agora falaremos sobre o auto conceito.


Auto conceito, o que é?


Os quatro pilares da auto estima!


Você sabe o que é auto estima? A autoestima é a visão que nós temos de nós mesmo, ela é aprendida durante a nossa vida, e com ela vamos formando opiniões a respeito de nós mesmos. Hoje entraremos um pouco mais afundo e entederemos como o pílares da auto estima pode nós influenciar positiva ou negativamente.

Por ser aprendida a nossa auto estima pode sim mudar, se você teve conviênvia com vários aspectos que trouxeram para você retornos negativos esse pode influenciar sua auto estima, por isso saber e reconhecer como eles afetam a sua vida hoje fará toda diferença.

Como melhorar a minha auto estima?Autoconceito!

O que é o auto conceito? É  forma como você se avalia, essa avaliação é feita através dos seus conceitos pessoais dando a você a ideia de quem é realmente diante de determinada situação. O auto conceito apesar de ser nosso, pode também ter sido acreditado por vias de repetições, por exemplo; o que você mais ouvia na sua infância? Seja dos seus familiares ou até mesmo de  amigos? São esses aspecto que por vezes ficaram presos em você, com eles foi criando o seu auto conceito, mas é bom lembrar que como foi aprendido ele pode ser mudado, apesar de não ser facil.

O auto conceito tem uma caracteristica bem comum, que é a forma como você se fala a você mesmo, para quem tem  baixa auto estima, eles quase sempre vem acompanhado de palavras de desaprovação e depreciação, isso porque provavelmente pode ter escutado por vezes esses adjetivos.

Como mudar o auto conceito?


Quando pensamos em mudanças principalmente que envolva aspcetos aprendidos sobre nós mesmos pode parecer um grande desafio, por isso nem sempre é fácil, normalmente quando temos um autoconceito erratico, podemos acrescentar a culpa de tudo em nós, isso pode surgir principalmente durante a uma relação de trabalho e também afetivas. 

Durante uma vida tentamos contruir e manter relações seja ela qual natureza for; por vezes essas relações podem não dar certo e terminar, para quem tem um autoconceito distorcido, provavelmente ele irá associar esse termino a si mesmo, isso porque por vezes pode ter escutado frases como; você não faz nada direito, você nunca consegue acertar em nada, você é uma negação; essas afirmações foram fazendo parte da vida por tanto tempo que ela pegou pra si, e pode ser uma visão bem errada de si mesmo.

É muito importante entendermos, que algumas coisas fogem do nosso controle, sendo assim que nem tudo é nossa culpa, é importante também aprender  que existe coisas que nós não podemos mudar. Isso vale para o nosso auto conceito, apesar da forma como queriam que nós parecesemos, tente vê as coisas de outra forma, principalmente quando é iuma situação que não está no seu controle, lembre-se também que as mudanças podem demorar a aparecer mais isso fará com que você consigo ter um novo conceito sobre si mesmo.


Por hoje foi isso, espero que vocês gostem. proxima semana falaremos sobre  a autoimagem, aguardo vocês.

Grande abraço a todos. 



2 comentários:

  1. Acabei de ler este artigo e achei muito interessante, bem detalhado as informações gostei.
    Vitão altura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido(a) agradeço a visita e fico feliz que tenha gostado do conteudo, grande abraço.

      Excluir

O blog tem moderação de comentários, se houver ofensas e desrespeito não será publicado♡.
Deixe seu blog para visita♡
Não é permitido comentários com links de vendas, será excluído sumariamente♡ .
Seja grato♡!