Identifique e mude: 4 tipos de pensamentos negativos que destroem a sua autoestima!
Você já se pegou com pensamentos que parecem ter vida própria? Aquela voz interna que insiste: "Isso nunca dá certo para mim," ou "Eu sou um fracasso em tudo que faço"? Essa autocrítica destrutiva parece não ter fim, não é mesmo? Esses pensamentos são a principal porta de entrada para a baixa autoestima. Mas a boa notícia é: podemos silenciá-los! No post de hoje, vamos revelar os quatro "ladrões de pensamento" mais comuns e te mostrar o passo a passo para matá-los e sair desse ciclo vicioso.
Identificando e mudando pensamentos negativos sobre si mesmo!
A Linha Tênue entre Pensamento e Ação: Identifique e Mude! A diferença entre pensar e realizar é uma só: a forma como você lida com os seus pensamentos. Identificar esses ladrões é crucial, pois eles roubam sua energia e desviam todo o seu foco da solução real.
O maior perigo é que, ao nos concentrarmos tanto no "vilão" (o pensamento destrutivo), deixamos que ele molde quem somos. A solução pode estar bem à nossa frente, mas focar na autocrítica parece mais interessante. Será mesmo?
Pense em um exemplo prático: Você sofre com acne e se sente extremamente insegura por causa disso. Você sabe exatamente o que precisa fazer: mudar a rotina, a alimentação, buscar ajuda profissional (dermatológica, psicológica, etc.)...mas o que acontece? Aquele ladrão de pensamento surge com perguntas sabotadoras: "E se eu fizer tudo isso e não der certo?" ou "E se eu não conseguir o resultado que eu quero?" Percebeu como o ladrão rouba sua energia e paralisa sua ação? A hora de decidir o que fazer com eles é agora!
4 tipos de ladrões de pensamentos que roubam sua energia e destroem sua Autoestima!
Os ladrões de pensamentos têm apenas um objetivo: destruir sua autoimagem e sugar qualquer bom pensamento que você tenha sobre si.
A origem deles pode estar na infância ou em situações de perda de controle na vida adulta. Eles se instalaram, alimentaram-se de suas fraquezas e hoje convivem com você, tornando-se vozes de insegurança.
Você já consegue identificar esses ladrões de pensamentos, agora chegou a de mudar esses pensamentos com soluções que vão de fato ajudar.
O PRIMEIRO PENSAMENTO LADRÃO: Generalização excessiva. (Sempre ou nunca)
Ele funciona assim. Você se comprometeu realizar um projeto, por exemplo, digamos que você queria ler mais livros, estipulou ler um livro por mês, mais infelizmente você falhou, tem duas semanas que não pega nesse livro, ai o que acontece?
O PENSAMENTO LADRÃO APARECE. Você nunca consegue terminar nada, sempre começa e nunca termina, melhor não tentar de novo, você sempre falha mesmo.
Você passa à acreditar que não consegue realizar nenhum projeto e que é melhor nem começar.
O que isso faz com sua autoestima? Deixa ainda mais insegura, trás uma fraqueza levando a crer que não é capaz de fazer nada porque acredita ser incapaz de realizar aquilo que se comprometeu.
Como mudar isso? Quanto do livro você conseguiu ler? Vinte a trinta páginas? Aprenda a parabenizar as suas conquistas, leve em conta que para quem não lia nada, você está indo bem.
SEGUNDO PENSAMENTO LADRÃO. Filtro Mental. (Foco Mental)
Você costuma se concentrar apenas nas coisas negativas, não importa quantas coisas boas acontecerem suas lentes enxergam apenas o que de ruim aconteceu, parece até a tristeza do filme Divertidamente, para cada dez coisas alegre que a Alegria contava, a tristeza via vinte tristes.
Pense nesse exemplo, quatro pessoas disseram que a nova cor do seu cabelo ficou incrível, porém uma pessoa chegou e fez a seguinte observação, a cor ficou perfeita mais e se você quando for colorir de novo escurecer mais um pouco a raiz? Vai realçar ainda mais os seus olhos. Então o que seus pensamentos dizem, você recebeu uma critica pega essa critica, abraça essa critica, você podia ter deixado mais bonito, porque não pensou nisso, será que não está bom, mais você recebeu quatro elogios e uma critica construtiva, porém seus pensamentos não levaram os elogios em conta.
Esse tipo de pensamento costuma invalidar suas conquistas, impactando negativamente sua autoestima.
TERCEIRO LADRÃO DE PENSAMENTO: Pensamento dicotômico ( tudo ou nada)
Aqui podemos observar aqueles pensamento que vem e dizem se você não fizer perfeito melhor não fazer, o pensamento ladrão pode paralisar você pois não somos perfeito e a garantia que tudo dará certo ou errado só testando para saber, o extremo nunca é saudável.
Vejamos, você se comprometeu a treinar pelo menos quatro vezes na semana, entretanto devido aos imprevistos você não pôde cumprir cem por cento do seu trato, aí já surge o pensamento de eu sou um fracasso.
Buscar esse padrão de perfeição é cansativo e inalcançável, o que leva você a uma desistência iminente.
Fazer o que pode no tempo que tem, já é o suficiente, é necessário usar as ferramentas que temos, para alcançar o que desejamos.
O QUARTO E ULTIMO LADRÃO DE PENSAMENTOS. Leitura mental (adivinhação do futuro)
Aqui você assume o papel de uma vidente, e adivinha o futuro, lê pensamento e tantos outros misticismos, e nessas leituras e adivinhações as pessoas só pensam mal de você, só veem coisas negativas em você e criticam você em tudo, pois na sua percepção você não é boa em nada.
Como isso acontece? Você tem está conhecendo alguém, uma amiga, namorado etc...aí você manda mensagem e essa pessoa não responde, então você assume o papel de vidente acreditando que a pessoa em questão não quer falar com você e que você é muito chata entre outros adjetivos nada elegantes que podem surgir.
Como isso é ruim para sua autoestima? O excesso de pensamento negativos relacionado ao que o outro pode está pensando leva a uma ansiedade social.
Como você pode evitar? Levar em conta que o outro pode estar ocupado, dormindo, ou de repente não viu a mensagem ainda, vai ajudar a se conectar mais consigo mesma evitando esse tipo de pensamento. A realidade é: a única forma de você saber é perguntando, enquanto isso não for possível, pare de presumir, o que se sabe é que se tem.
Então chegamos até aqui, mais acredite se deseja mudanças, realize as atividades necessárias para isso, hoje você e eu conseguimos identificar os quatros ladrões de pensamentos, a Generalização excessiva, o Filtro mental, o Pensamento dicotômico e a leitura mental. Esse pensamentos só tem poder quando não são identificados, agora que já os conhece de perto, você tem ferramentas que ajudarão nessa jornada. Lembre-se pequenas mudanças nas forma como você lida responde aos seus pensamentos pode criar ondas gigantescas na sua vida. Comece do pouco.
O que você fará a partir de agora? O seu desafio é responder, qual o ladrão de pensamento mais tem atacado a sua vida? Qual você irá eliminar primeiro? Identifique-o e use as ferramentas que aprendemos, e recupere de uma vez a sua autoestima.



0 komentarze
O blog tem moderação de comentários, se houver ofensas e desrespeito não será publicado♡.
Deixe seu blog para visita♡
Não é permitido comentários com links de vendas, será excluído sumariamente♡ .
Seja grato♡!