Autocuidado além da estética: o perigo da validação social




Autocuidado não é performance...Quando o cuidado vira vitrine





O termo autocuidado sempre foi muito comentado, principalmente nas áreas medicas, em 1990 esse termo tornou-se mais abrangente ja que se considerava que a atividade física, alimentação saudável estava ligada a melhora da saúde. 

Com o passar do tempo, o conceito ganhou força. Por volta de 2010, chegou com impacto às redes sociais, despertando curiosidade em quem nunca havia ouvido falar sobre o tema. Mas a pergunta que fica é: o que passou a ser entendido como autocuidado desde então — e o que ainda vemos hoje?

O que era um movimento de atenção genuína à saúde tornou-se  pouco a pouco uma imagem bonita no Instagram e Pinterest Corpo perfeitos , cabelo, pele e comida  "esteticamente irrepreensíveis" tudo cuidadosamente montado, fazendo que o real sentido da palavra tornasse apenas um símbolo de status, um viés para as mentiras mais obscuras,  podemos voltar ao autocuidado de verdade? 

O termo passou a representar status. Um símbolo vazio, usado como vitrine para comparações, cobranças silenciosas e mentiras sutis. Muitas pessoas que buscavam se cuidar de verdade acabaram se afastando — não por falta de vontade, mas por não se reconhecerem nesse modelo inalcançável.

Então surge a pergunta inevitável:
como voltar ao autocuidado real?
Será que tudo precisa ser postado para ser válido?
Existe, de fato, verdade no autocuidado exibido?


Isso é autocuidado ou aparência?Nem tudo que cura aparece no feed



Perigo  com o autocuidado obrigatório

Virou status praticar o auto cuidado?

 Virou moda postar que está se cuidando?

 infelizmente, sim.

 O auto cuidado  virou apenas moeda de troca, produtos caros, influenciadores que mostram produtos de marca, roupas de academia com valores inacessíveis, e apenas compartilham uma vida de autocuidado perfeita, toda enfeitada, ai então você acredita que o autocuidado precisa ser assim, todo enfeitado, você precisa ter uma roupa de marca, um produto muito caro, e pior de tudo você acredita que as outras pessoas precisam ver que você pratica o autocuidado, consegue perceber como isso se destoa da verdade? 

Mais pare um instante. O que você quer realmente? Responda honestamente. 

Praticar o autocuidado, ou que as pessoas saibam que você pratica o autocuidado?

 Então cuidado. Quando a necessidade de validação externa se sobrepõe ao cuidado interno, o problema deixa de ser o autocuidado em si e passa a ser a autoestima fragilizada. Essa urgência em ser visto, elogiado e aprovado revela feridas que também precisam de atenção — e elas não se curam com filtros ou curtidas.

O autocuidado consiste em cuidar de você de forma genuína, ele permite que você se dê um tempo, se analise, olhe para você com amor, respeito e integridade, seja cordial com seus sentimentos, e permita se olhar sem julgamento, o autocuidado precisa ser livre e leve, ele transmite leveza, carinho e acolhimento, aprenda a respeitar a si mesmo. 

Autocuidado real além das redes sociais Cuidar de si sem performance



Autocuidado é integridade, não performance 
O auto cuidado não é apenas estético, ele engloba muitos aspectos, vai do  físico até o psicológico,  tem muita gente cuidando do corpo físico, mais esquece que a mente precisa ser cuidada, tem muita gente que cuida da mente, mais esquece que o físico precisa de cuidado. 


Metáfora da caixa: sobre não se ferir para agradar.
Pense numa caixa fechada, ela tem uma serie de combinação.  Dentro dela existe um tesouro valioso. Em sua trajetória você conseguiu todas as combinações necessária, durante o percurso onde um grande vendaval alcançou você no  caminho de casa, perdeu uma dessas combinações.

 Ao chegar em casa, nota que falta uma peça essencial. Voltar pelo caminho parece cansativo. Então surge a ideia de forçar a fechadura, fazer uma ranhura, quebrar o acesso.

O que não percebe é , ao danificar a fechadura, também irá causar dano no tesouro que está lá dentro— você nunca ira descobrir qual parte foi a mais danificada, a de dentro ou a de fora.

Assim somos nós, temos a  capacidade de provocar varias ranhuras em nós mesmo, apenas para aprovação, e cabermos em caixas que não serve, provocando um vazio extenso, em nossa caixa, e quebrando  o nosso maior tesouro, a grandeza de sermos nós mesmos.


O auto cuidado genuíno, vem do silencio, 
do carinho
 e da beleza 
de encontrar
 todos os dias um novo motivo 
para ser você mesmo.

Acredite em você e faça valer a pena a sua rotina de cuidado!


fotos criada com IA

0 comments